Cultura DevOps: O que é, ferramentas e benefícios
A cultura DevOps cada vez mais ganha espaço nas empresas, principalmente nas empresas de tecnologia onde é possível observar que essa cultura remanejou todas as responsabilidades e colaboração entre as áreas.
O objetivo dessa cultura é a melhoria contínua dentro do ambiente empresarial, o que é algo desafiador, mas que promove diversos benefícios quando é aplicada corretamente.
Na prática, o conceito DevOps relaciona a cultura, ferramentas e processos ágeis.
Esses três elementos combinados promovem o aumento da produtividade e da capacidade de uma empresa oferecer mais aplicativos e softwares.
As empresas conseguem tudo isso, a partir do aperfeiçoamento dos seus produtos em ritmo mais acelerado.
Além disso, o DevOps oferece em sua proposta transparência e eficiência maior, garantindo também a redução de problemas que prejudicam a produção, permitindo assim que a empresa ganhe mais força no mercado.
O que é a cultura DevOps?
Podemos dizer que a cultura DevOps é um conjunto de métodos de desenvolvimento ágil.
Eles são utilizados para ajudar as empresas a removerem as barreiras que estão prejudicando a sua equipe de produção e desenvolvimento.
Ela faz isso ao integrar as suas duas equipes para que elas possam trabalhar em conjunto.
Com essa cultura aplicada as barreiras são desfeitas, e as equipes conseguem trabalhar melhor, a partir do compartilhamento de processos, ferramentas, recursos, responsabilidades e entre outros elementos.
Indo mais além, a cultura DevOps tem como objetivo acelerar os processos, desde o planejamento até o desenvolvimento de um software.
Ferramentas para aplicar a cultura DevOps
Atualmente existem diversas ferramentas que ajudam a aplicar essa cultura nas empresas, algumas delas são:
Git, Subversion e Mercurial
Em relação ao desenvolvimento, a Git é uma ferramenta utilizada para facilitar o controle das versões das aplicações.
Por outro lado, as ferramentas Subversion e a Mercurial são alternativas mais conhecidas e utilizadas principalmente por profissionais de TI.
Scrum e kanban
Essas duas ferramentas são utilizadas para a implementação da cultura DevOps, pois oferecem boa aderência aos diferentes formatos de processos que existem nas empresas.
A Scrum: é uma ferramenta baseada em um conjunto de tarefas, ela agrega uma pontuação para determinada complexidade envolvida durante as reuniões de planejamento e entrega.
O Kanban: essa ferramenta oferece um quadro que mostra a criação do projeto por meio das tarefas pendentes, as que estão em andamento e as que foram finalizadas.
Tem interesse em iniciar sua carreira como analista DevOps? Conheça o treinamento: DevOps na prática
Quais os benefícios proporcionados pela cultura DevOps?
Essa cultura quando é aplicada nas empresas consegue promover diversos benefícios como, por exemplo:
1 – Mais produtividade
Os conceitos dessa cultura contribuem para uma mentalidade de experimentação.
Com essa mentalidade promovida é possível perceber um crescimento gradual na produtividade de TI.
Ao se estabelecer na equipe ela consegue aumentar a maturidade dos colaboradores envolvidos, e assim consequentemente a quantidade de falhas e problemas futuros diminui.
2 – Mais agilidade
Em qualquer empresa o tempo é algo importante, por isso não pode existir espaço para desperdiçá-lo.
Então, a prática dessa cultura faz com que os fluxos de trabalho dentro do ambiente sejam mais ágeis, garantindo assim a satisfação dos clientes e consequentemente trazendo mais retorno financeiro.
3 – Maior automação
A maioria dos problemas que as empresas enfrentam está relacionado com a falta de processos automáticos e com a otimização de tempo.
Isso acontece porque os processos tradicionais facilitam o aparecimento de falhas.
Então, uma maneira de solucionar esses problemas é investindo na automação de todo ciclo de projeto, desde o planejamento até a entrega.
4 – Os conceitos podem ser adotados gradualmente
É importante destacar que a adoção dessa cultura não é algo que acontece do dia para a noite.
Isso porque a integração entre as equipes de operações e de desenvolvimentos é algo que leva tempo, além de exigir esforço de todos os colaboradores envolvidos.
Apesar disso, a vantagem dessa cultura é a possibilidade de ser adotada de forma gradual, permitindo assim que todos possam ir se adaptando.
5 – Melhora a colaboração
Por meio dos conceitos DevOps as equipes de uma empresa conseguem melhorar o acesso à informações, e a integração entre as áreas de desenvolvimento e operações, promovendo assim a cultura de organização.
A partir dessa união as empresas podem estimular valores de responsabilidade e propriedades, além de poderem estimular processos mais ágeis e reduzir os ineficientes.
Você também vai gostar de ler: 10 Melhores Distribuições Linux para Programar
Conclusão
A cultura DevOps está relacionada principalmente à automação e à velocidade.
Por isso, ela trata de remanejar a maneira de trabalho das equipes para que elas possam eliminar os problemas e assim obter melhoria contínua.
Entretanto, em primeiro momento a adoção dessa cultura é algo desafiador para qualquer empresa, já que as melhorias exigem a mudança de cultura e de mentalidade.
Porém, após ser aplicada ela promove benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
0 Comentários